quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

VIM ou VIR?

Caros amigos concurseiros, estou escrevendo, por solicitação de vocês, acerca da diferença no uso das formas vir e vim. Espero que esclareça as dúvidas de todos.

Temos que esclarecer que podemos usar as duas formas, mas cada uma no seu devido lugar.
- VIM é o pretérito perfeito de "vir" na primeira pessoa do singular:
Exemplos:
Todas as vezes em que vim sem agasalho, fiquei resfriado.
Sempre vim à missa nesta igreja, como sabes.
Nem parece que vim mais tarde – ainda há pouca gente no salão.

Se meus queridos alunos perceberem, pode-se tirar o sujeito de cada uma das frases acima: Quem veio? R – EU. Portanto, o vim deve ser usado em primeira pessoa do verbo vir no pretérito perfeito do indicativo. Quando houver a dúvida vejam sempre se dá para colocar o eu antes. (Nesse caso não pode aparecer o “quando”, o que caracterizaria o futuro do subjuntivo do verbo ver, que deve ser escrito: quando eu VIR. Veja sobre esse caso no final desse artigo).

A forma vir, por sua vez, pode ser encontrada em algumas ocasiões:

1. VIR é infinitivo, que pode ser usado de diversas maneiras: junto a outros verbos, em locuções verbais, ou mesmo sozinho em frases como:
a. Vir bem trajado ao trabalho demonstra zelo. = Isso demonstra zelo.
b. Vir de bermudas não é proibido. = Isso não é proibido.
Percebam que nestas frases o verbo VIR está presente em sujeito oracional dos verbos demonstrar (demonstra) e ser (é) respectivamente.

2. Usem o infinitivo "vir" (no afirmativo ou negativo) depois de preposição:
Exemplos:
Ele tem a obrigação de vir cedo.
Os sobrinhos têm prazer em vir a nossa casa.
O ministro fez de tudo para vir ao Estado, mas teve que ficar em Brasília no fim de semana por causa de compromissos de última hora.
Sem dúvida, eles têm motivos para não vir aqui.
O Jô disse aos alunos que é para vir à aula amanhã. Mas nada de vir de chinelos!

3. Usem "vir" nas locuções verbais [verbo auxiliar + infinitivo]:
Podem vir!
Exemplos:
Os alunos devem vir uniformizados, alertou a diretora do colégio.
Não sei se os sobrinhos vão vir aqui nas próximas férias.
Os garis têm de/que vir recolher o lixo desta viela todas as noites.
Temos certeza de que agora vocês já sabem vir sozinhos.
Eu vou vir acompanhado, posso?

4. Vir agora é o futuro do subjuntivo do verbo Ver:Vejam o verbo VIR no pretérito perfeito do indicativo: eu vim, vieste, veio, viemos, viestes, vieram, assim o futuro do subjuntivo: quando vier, vieres, vier, viermos, vierdes, vierem.
Verbo VER, pretérito perfeito do indicativo: eu vi, tu viste, ele viu, nós vimos, vós vistes, eles viram. Então, o futuro do subjuntivo do verbo VER nasce do radical de “viste”, “vistes”, ou seja, vi + R (desinência do futuro do subjuntivo): VIR.
Quando eu vir, tu vires, ele vir, nós virmos, vós virdes, eles virem.
Exemplos:
Quando eu vir os resultados, darei minha decisão.
Quando eu vir as roupas, direi se compro.
Quando eu vir meu resultado, ficarei muito feliz.

Grandes amigos, espero ter solucionado todas as dúvidas.
Só alegria e sem medo de ser feliz!!!!

Professor Neto Fontenele

50 comentários:

"enesio" 25 de abril de 2011 às 02:36  

Eu sou um dos alunos que tinha dúvidas com relação ao uso do vir e do vim. Poém, agora acredito que não vou mais errar, ficou bem esclarecido.

prf. muito obrigado
Enezio Vianna Neto

"enesio" 25 de abril de 2011 às 02:37  
Este comentário foi removido pelo autor.
kathy *-*' 20 de maio de 2011 às 13:06  

Obrigada ;*'

Anônimo 13 de junho de 2011 às 16:27  

muito bem explicado , entendi direitinho

Amor a Filosofia 9 de outubro de 2011 às 10:28  

Obrigada e parabéns pelo blog tirou minha dúvida.

biabia 14 de janeiro de 2012 às 20:46  

travifenBravo!

biabia 14 de janeiro de 2012 às 20:47  

bravo!

biabia 14 de janeiro de 2012 às 20:47  

bravo!

fu 26 de janeiro de 2012 às 15:24  

a frase ... ''coisas boas então por vim '' esta correta ?

Silane Rocha 13 de maio de 2012 às 07:35  

não entendi muito bem a última parte da explicação: "Quando eu vir os resultados, darei minha decisão." utilizar o verbo VER no lugar de vir tmabém é correto??

Nina Kátia 3 de julho de 2012 às 05:09  

muito bomm..=D

Neila Sanco 18 de julho de 2012 às 07:11  

Fu - 'Vim' tá no passado (pretérito perfeito) então não e possível usar para predizer futuro. 'Coisas boas estão por vir' seria o certo.

Silane - Ver não está sendo usado no lugar de Vir, ele está conjugado no futuro do subjuntivo.
(quando eu vir = no sentido de VER.)

Se eu estiver errada professor, me corrija. abç.

Bruna Mendes 13 de janeiro de 2013 às 09:59  

ótima explicação, já vinha buscando em outros sites e nunca encontrava uma coisa completa. Parabéns!

Ernel Dourado 3 de setembro de 2013 às 08:51  

obrigado, satisfez minha dúvida.

geremias 31 de dezembro de 2013 às 10:31  

Muito obrigado! Estava nessa duvida e você esclareceu perfeitamente.

Unknown 8 de março de 2014 às 09:59  

é vim pu vir ?

Unknown 7 de julho de 2014 às 21:05  

Quando se inicia uma frase, o certo é usar o vim ou vir?
Exemplo: Vir/Vim a peça de teatro
Vir/Vim bem vestido

Vladimir 7 de novembro de 2014 às 13:07  

E ae professor NitroPdf. :)

Margot 10 de março de 2015 às 07:15  

Valeu. Gostei da exposição.

Margot 10 de março de 2015 às 07:16  

Valeu. Comentário bem explicado.

Unknown 28 de setembro de 2015 às 14:53  

Vir

LNT 6 de outubro de 2015 às 06:17  

Esta errado dizer Eu fui de moto,o certo seria eu vim de moto

Unknown 2 de janeiro de 2016 às 14:46  

Então o certo é usar o 'vir' ?

Unknown 16 de fevereiro de 2016 às 10:52  

Sim, só que usa quando se fala no futuro.

Unknown 16 de fevereiro de 2016 às 10:53  

Sim, só que usa quando se fala no futuro.

JoSilva 19 de abril de 2016 às 07:51  

Bom dia professor. Fiquei um pouco confuso. Poderias analisar esta frase abaixo para me dar a opção correta do: "vim" e "vir"? Em minha opinião o correto seria utilizar "vir". Mas vamos a frase que foi escrita em um post, da seguinte maneira.
- A coisa está tão feia, que nem o frio está querendo "vim" para o Brasil este ano.
Grato pela atenção
Um abraço
José Silva

Unknown 28 de abril de 2016 às 05:40  

Graças a deus uso certo. Mas sempre achava q o fazia errado. Valeu prof. Abraço!

Unknown 28 de abril de 2016 às 05:49  

Graças a deus uso certo. Mas sempre achava q o fazia errado. Valeu prof. Abraço!

Unknown 6 de julho de 2016 às 18:38  

Quando eu vir (futuro do subjuntivo do verbo ver) você vir (infinito do verbo vir), vou falar das inúmeras vezes que vim (pretérito perfeito do verbo vir) te ver e não vi você.

Unknown 6 de julho de 2016 às 19:13  

Quando eu vir (futuro do subjuntivo do verbo ver) você vir (infinito do verbo vir), vou falar das inúmeras vezes que vim (pretérito perfeito do verbo vir) te ver e não vi você.

Liz Santos 7 de novembro de 2016 às 14:22  

Eu nao entendi na última parte quandobeu vir as roupas
Eu falaria quando eu ver as roupas . Estaria errado ou eu posso usar os dois ?

Liz Santos 7 de novembro de 2016 às 14:22  

Eu nao entendi na última parte quandobeu vir as roupas
Eu falaria quando eu ver as roupas . Estaria errado ou eu posso usar os dois ?

José Nascimento 2 de fevereiro de 2017 às 03:28  

Bom dia !
Está correto a frase 'veio do mesmo planeta que eu vim'?
Obrigado pela atenção !

Lucc 10 de fevereiro de 2017 às 15:44  
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown 9 de março de 2017 às 21:01  
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown 9 de março de 2017 às 21:04  

Muito bom..dúvidas não mais..obrigada!

Unknown 25 de março de 2017 às 10:44  

Cara, não sou estudante mas com tanta gente falando coloquialismo perto da gente... às vezes surgem umas dúvidas cabulosas quando vou escrever. Sempre procuro alguém no Google. Que bom que você se disponibilizou para isso. Continue ajudando. Deus te abençoe.

Unknown 26 de março de 2017 às 17:03  

ótima explicação, parabéns, obrigado.

Unknown 14 de abril de 2017 às 10:20  

Obrigado pela clara explicação... Me ajudou muito.

Unknown 13 de maio de 2017 às 21:02  
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown 13 de maio de 2017 às 21:03  

o senhor está de parabéns!!!

Unknown 1 de junho de 2017 às 16:06  
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown 1 de junho de 2017 às 16:20  

Boa noite!Tira uma dúvida, gostaria de saber se está errado falar:Você pode vim na agência.

Dill 14 de outubro de 2017 às 06:52  
Este comentário foi removido pelo autor.
Dill 14 de outubro de 2017 às 06:58  
Este comentário foi removido pelo autor.
Dill 14 de outubro de 2017 às 07:00  

Bom dia!Gostaria de saber,na frase:Esses valores e regras precisa vim ou vir de casa.
Qual a forma correta?

Unknown 20 de março de 2018 às 06:13  

Bom dia , a frase : Quanto tiver de vir me chama que vou te ajudar. Está correta?

Unknown 2 de junho de 2018 às 07:29  

Professor como ficaria essa frase ?
Acabei de vim ou vir?
Apredi que o VIM uso no caso de chegar
E o vir ainda vai chegar é certo isso ?

Unknown 2 de junho de 2018 às 07:33  
Este comentário foi removido pelo autor.
João Paulo 22 de janeiro de 2020 às 06:35  

Frase: Não vir o seu casaco. É correto?

  © Blogger template 'Froggy' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP