segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

DÚVIDAS DE MEUS ALUNOS

Olá, meus queridos alunos, volto ao blog para resolver algumas questões enviadas por email pelo aluno de Tianguá(um abraço a todos os meus alunos deTianguá) Leandro Damasceno.
O email foi o seguinte:

Professor... Por favor explique e resolva essas questões.

1. Da parte do Brasil, a disposição para o diálogo continuava, não eram necessários terceiros presentes na conversa. No trecho acima, terceiros e presentes classificam-se, respectivamente, como:
a) numeral e adjunto
b) substantivo e adjetivo
c) adjetivo e substantivo
d) numeral e substantivo
e) adjetivo e adjetivo

2.Em não se agride um parceiro, o termo grifado classifica-se como:

a) partícula apassivadora
b) índice de indeterminação do sujeito
c) pronome refletivo
d) parte integrante do verbo
e) conjunção integrante

3.Estão todos os países informados que o Brasil aceita qualquer desaforo e que, além de não reponder, promete ajuda ao país que o ofende.

Os casos grifados acima da ocorrência da palavra QUE classificam-se,respectivamente,como:

A)conjunção integrante-pronome relativo-conjunção integrante
b)pronome relativo-conjunção integrante-conjunção integrante
c)pronome relativo-pronome relativo-conjunção integrante
d)conjunção subordinada final-conjunção subordinada final-pronome relativo
e)conjunção integrante-conjunção integrante-pronome relativo

Obrigado!!!!

Vamos, então aos comentários:

Na primeira questão a frase: "Da parte do Brasil, a disposição para o diálogo continuava, não eram necessários terceiros presentes na conversa." está na ordem inversa. Colocando a segunda oração na ordem direta temos: Terceiros presentes na conversa não eram necessários. Percebam que o verbo eram necessários está no plural exatamente para concordar com terceiros, que neste caso é núcleo do sujeito (por esse motivo será classificado como substantivo), percebam também que presentes concorda nominalmente com terceiros sendo, portanto, adjunto adnominal.
Resposta correta letra: B

Na segunda questão temos: não se agride um parceiro. Nesse caso temos um verbo transitivo direto. E, conforme as explanações passadas, pode-se perceber que o "SE" é particula apassivadora. Dá para transformar a oração no seguinte: Um parceiro não é agredido.
Portanto, resposta correta: A.

Na terceira, temos: "Estão todos os países informados que o Brasil aceita qualquer desaforo e que, além de não reponder, promete ajuda ao país que o ofende." Podemos perceber que as orações: "...que o Brasil aceita qualquer desaforo e que promete ajuda ao país..." são complementos do verbo informar, portanto são orações subordinadas substantivas. Sabe-se que a palavra que, quando inicia oração subordinada substantiva, é classificada como conjunção integrante. Já em: "ao país que o ofende" esse que pode ser facilmente transformado em o qual, fazendo retomada anafórica da palavra país. Neste caso, temos um pronome relativo.
Portanto, resposta correta: E.

Tinha uma quarta questão que prometo analisar em breve. Grandes concurseiros, até a próxima. Se tiverem mais dúvidas, é só mandar que comento aos poucos. Grande abraço e SÓ ALEGRIA!!!!

0 comentários:

  © Blogger template 'Froggy' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP